terça-feira, 12 de julho de 2011

Mais uma lista e a justa homenagem a Johnny Cash

Aí que na semana passada a revista NME divulgou a sua lista de 100 melhores clipes de toda a história, e foi uma boa surpresa ver que muitos clipes que listamos aqui estão entre os que eles escolheram também!
A lista completa, inclusive com os videos de todos os clipes, pode ser encontrada nesse link ai: http://www.nme.com/list/100-greatest-music-videos/217342
Não vou avaliar a lista e embora a segunda posição com Just do Radiohead vá render um post futuro, quero comentar apenas o primeiro lugar, Johnny Cash e sua versão magistral de Hurt!
Cash (falecido em 2003) é bem novo na minha playlist, deve ter menos de 2 anos e entrou quando um amigo me passou uma coletânea do "Man In Black" e enquanto ia sendo apresentado a Ring of Fire, Jackson, Man in Black e outros sucessos, me surpreendo com a canção que fechava o CD, The Wanderer do U2!
E foi aí que me dei conta que ele cantava a última canção do Zooropa, que eu conheço desde 98 mas por um desses pecados de negligenciar os créditos do encarte do CD, não sabia quem cantava.
Depois dessa apresentação tive um maior interesse pela obra e história do cantor folk/country com voz grave e estilo inconfundível. E aí um tempo depois assisti a "Johnny & June" (2005)  que conta a história de Cash, seu começo, as turnês junto com Jerry Lee Lewis e Elvis (que apresentaria a ele as anfetaminas), as drogas e o amor pela June Carter. O filme é excelente e a atuação do Joaquin Phoenix no papel principal é sem dúvida uma das melhores da carreira do ator. Recomendo que assistam, se é que ainda não o fizeram.
E aqui voltamos ao ínicio do post, a lista dos melhores clipes da NME, com Johnny Cash e sua - já falei que é brilhante? - versão de Hurt

Hurt
(Trent Rezno do Nine Inch Nails)

I hurt myself today
To see if I still feel
I focus on the pain
The only thing that's real

The needle tears a hole
The old familiar sting
Try to kill it all away
But I remember everything

What have I become?
My sweetest friend
Everyone I know goes away
In the end

And you could have it all
My empire of dirt
I will let you down
I will make you hurt..

I wear this crown of thorns
Upon my liar's chair
Full of broken thoughts
I cannot repair

Beneath the stains of time
The feelings disappear
You are someone else
I am still right here

What have I become?
My sweetest friend
Everyone I know goes away
In the end

And you could have it all
My empire of dirt
I will let you down
I will make you hurt

If I could start again
A million miles away
I would keep myself
I would find a way



Nenhum comentário: