quarta-feira, 21 de julho de 2010

Listas e mais listas... dessa vez: Covers!


Esse eu posso seguramente dizer que é o ano das listas aqui no #FocaSongs!  Teve lista das 100 maiores músicas, dos 10 melhores clipes dos anos 90, a banda dos sonhos do rock nacional... e hoje resolvi fazer uma listinha pessoal, sem votações ou pretensões de melhores, dos covers que mais gosto. Apenas fiz um catadão dos meus mp3's e separei os covers mais marcantes pra mim, inclusive alguns que eu gosto mais que a versão original!
Segue a lista, com o link para a música no youtube e entre parenteses o nome do artista original.

Deep Purple - Hush (Billy Joe Royal)
Taí um cover que ficou tão famoso que quase ninguém sabe que é cover, mas é. Antigamente era bem mais difícil para uma banda gravar um disco, e era comum sempre incluir um cover para tentar alavancar as vendas. O Deep Purple gravou sua versão de Hush no seu primeiro disco, Shades of Deep Purple, de 1968, um ano depois da versão original ser lançada.
Detalhe para o video no youtube, apresentação ao vivo de '69! A primeira formação do Purple com Rod Evans nos vocais (prefiro Gillan) e Nick Simper no Baixo (também prefiro o Glover), o Blackmore já marrento em início de carreira, sem contar as roupas e cabelos tipícos da época e a galera viajando e dançando em volta da banda!


Além de uma voz potente e muito talento, Cássia Eller tinha o dom de regravar canções de um jeito que quando você escutava a versão dela, era como se ouvisse a música pela primeira vez. Não podia deixar ela de fora dessa lista. Entre tantas versões que já ouvi de Little Wing, essa é sem dúvida a mais bonita!
A voz dela dizendo "Take anything you want from me... you can take anything... anything..." fica ecoando na minha cabeça... fly on... fly on... fly on...

Você vai achar uma dúzia de músicas do The Who regravadas pelo Pearl Jam, a maioria em bootlegs. Escolhi essa que é trilha sonora do filme "Reine Sobre Mim", pra mim a melhor versão que o Pearl Jam já fez.
Ganha até de "Hide Your Love Away" (Beatles) gravada para a trilha sonora do "I am Sam", ou da famosinha "Last Kiss"!
Sem contar que essa é a melhor música do disco Quadrophenia do The Who!

Não tem muito o que falar, Placebo tocando Smiths, ou como fazer um cover atual de uma canção anos 80! Acho que o Johnny Marr sentiu uma ponta de inveja quando ouviu os arranjos dessa versão. =P

Você pode não saber quem é Jeff Healey (R.I.P). Ele é um guitarrista canadense, cego, que desenvolveu um estilo único de tocar guitarra. Ele aparece (e faz trilha sonora) no filme "Matador de Aluguel" (Road House - 1989) tocando com sua banda dentro de uma jaula (?) naquele barzinho mequetrefe onde o personagem principal, Patrick Swayze (R.I.P.), trabalhava. (Aposto que você lembrou desse filme que o Patrick Swayse faz um segurança barra pesada e bom de briga).
A versão dele para esse clássico dos Beatles é simplesmente espetacular.

Só fui conhecer essa música do Bob Marley pela versão inspiradíssima dos Black Crowes no disco "The Southern Harmony And Musical Companion". Ouçam!

Summertime Blues é outra que tem várias versões e pouca gente sabe quem foi o compositor original. Foi um cara conteporâneo de Elvis, chamado Eddie Cochran, que gravou ela pela primeira vez em 1958. A versão dos Beach Boys é sem dúvida a mais famosa e conhecida.
Ah, o The Who também tem uma versão dessa música, um "pouco" mais pesada.

Cake é uma banda que em nada, nada mesmo, lembra o Black Sabbath! E talvez seja isso que torna esse cover tão interessante. Já imaginou um solo de trompete no meio de War Pigs sem o peso todo da guitarra de Tony Iommi? Acho que você não vai conseguir imaginar isso, só ouvindo mesmo!

Aqui foi uma decisão difícil entre "In the Pines" (o outro título conhecido dessa música) e o cover de "The Man Who Sold The World" de David Bowie, gravado também no brilhante "Unplugged MTV" do Nirvana. Sinceramente como música e versão até acho que "The Man Who Sold the World" seja melhor, porém a interpretação do Kurt Cobain nessa versão de uma canção Folk americana, que data de 1870 (aproximadamente) e ninguém sabe quem foi o compositor original, é a mais emocionante de todo o disco. A parte final quando o Kurt canta - porque por mais que pareça, ele não grita - "my girl, my girl, don't lie to me... tell me where did you sleep last night" é de arrepiar qualquer pessoa que goste verdadeiramente de rock.

E pra fechar a lista, mas não menos importante, não tinha como fugir de duas referências recorrentes ao blog: Neil Young e Radiohead! Descobri essa versão por acaso. É uma apresentação ao vivo do Radiohead no Electric Lady Studio em New York (sim, o famoso estúdio criado pelo Jimmy Hendrix), bem informal, na qual o Tom Yorke assume o piano sozinho, faz uma pausa para falar pro Johnny "não atrapalhar", e dá um show nessa versão. É possível achar outras com qualidade de áudio e imagem melhores por aí, mas essa tem um charme... algo como se você pudesse ver ele tocando sua música favorita no piano em sua casa.

Um comentário:

Rodolpho disse...

Massa a lista!
O pessoal do cake por sinal é mestre em covers inusitados!
Cara tem um cover da Bjork com uma outra cantora de Satisfaction que também é muito bom!
Abraço!