quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Por que Ultraje a Rigor?


No post passado falei um pouco de como começou minha "iniciação" no mundo do rock nacional e vou continuar essa pequena série com mais esse post de outra banda nacional e mais um, dois, ou três de bandas internacionais.
Falando em música internacional e de memórias de infância, sabia que uma da principais que tenho é de acordar nos sábados de manhã com meu pai ouvindo Carpenters? "Close to You" e "Mr. Postman" eram constantes e acho que isso também me influênciou bastante, principalmente pelo fato de sempre ter música em casa!
Mas voltando ao objetivo do post, eis que um belo dia meu pai apareceu com três vinis em casa, o "Big Bang" dos Parlamas do Sucesso e dois do Ultraje à Rigor, "Crescendo" e "Por que Ultraje à Rigor?". Todos eles gravados entre 1989/1990.
Não vou falar dos Paralamas embora Big Bang, disco bem variado que tem entre outras grandes canções "Lanterna dos Afogados", vou falar do Ultraje. O som mais "pesado" que o legião que eu costumava ouvir, as letras irônicas, inteligentes e divertidas do Roger e visual cabeludo da banda chamava a atenção.
Crescendo é o disco em que a banda testa o fim da censura oficial com a provocativa e engraçada "O Chiclete", composta pelo Edgar Scandurra e doada para o ultraje por que segundo o Edgar "não combinava com o Ira!", com "Volta Comigo" que fala abertamente de adultério e é uma das minhas favoritas da banda e o hino "Filho da Puta" que acabou sendo censurada extra-oficialmente.
Já o "Por que Ultraje a Rigor?" é um disco de covers que faz um retorno ao ínicio da carreira da banda. Um dos pontos do alto do disco está na capa que conta a história do nome da banda. Ou você achou que a pergunta ficaria sem resposta? 
Resumidamente o Roger estava pensando no nome Ultraje e foi perguntar para o Edgar Scandurra que na época tocava com eles. O Edgar escultou errado e disse: "hã? Como é? Que traje, o traje a rigor?". O Roger gostou do trocadilho e o nome "Ultraje a Rigor" foi adotado.
Também fala um pouco do início de carreira dos caras e da músicas que tocavam. Os cover vão de Beatles e Beach Boys à Roberto e Eramos Carlos, passando até por temas de séries de tv antigas!
É um disco muito bom, bem variado e divertido, tanto que ainda ouço ele bastante! Uma pena que no vinil não tinha a faixa bônus que só foi sair em CD, que é a segunda versão, chamada de "versão gripada", de Slow Down dos Beatles (que na verdade também fez cover de outro cara, Larry Williams)!
Vou deixar ela no player abaixo para vocês ouvirem e também a versão que tocaram no acústico MTV!
Enjoy!






PS: Acho que deu pra perceber pelo post por que eu gosto de Ultraje a Rigor né? =P

Um comentário:

Marco Aurélio [Locomotiva Produções] disse...

Cara, muito massa o post! Curti mesmo... acho que também vou fazer um post no estilo hein...contando como descobri o rock em geral... minha mãe fazendo faxina em casa (o mesmo que chover no molhado) e ouvindo Lobão, Led Zepellin e quase td q eu escuto hj!