quarta-feira, 21 de julho de 2010

Listas e mais listas... dessa vez: Covers!


Esse eu posso seguramente dizer que é o ano das listas aqui no #FocaSongs!  Teve lista das 100 maiores músicas, dos 10 melhores clipes dos anos 90, a banda dos sonhos do rock nacional... e hoje resolvi fazer uma listinha pessoal, sem votações ou pretensões de melhores, dos covers que mais gosto. Apenas fiz um catadão dos meus mp3's e separei os covers mais marcantes pra mim, inclusive alguns que eu gosto mais que a versão original!
Segue a lista, com o link para a música no youtube e entre parenteses o nome do artista original.

Deep Purple - Hush (Billy Joe Royal)
Taí um cover que ficou tão famoso que quase ninguém sabe que é cover, mas é. Antigamente era bem mais difícil para uma banda gravar um disco, e era comum sempre incluir um cover para tentar alavancar as vendas. O Deep Purple gravou sua versão de Hush no seu primeiro disco, Shades of Deep Purple, de 1968, um ano depois da versão original ser lançada.
Detalhe para o video no youtube, apresentação ao vivo de '69! A primeira formação do Purple com Rod Evans nos vocais (prefiro Gillan) e Nick Simper no Baixo (também prefiro o Glover), o Blackmore já marrento em início de carreira, sem contar as roupas e cabelos tipícos da época e a galera viajando e dançando em volta da banda!


Além de uma voz potente e muito talento, Cássia Eller tinha o dom de regravar canções de um jeito que quando você escutava a versão dela, era como se ouvisse a música pela primeira vez. Não podia deixar ela de fora dessa lista. Entre tantas versões que já ouvi de Little Wing, essa é sem dúvida a mais bonita!
A voz dela dizendo "Take anything you want from me... you can take anything... anything..." fica ecoando na minha cabeça... fly on... fly on... fly on...

Você vai achar uma dúzia de músicas do The Who regravadas pelo Pearl Jam, a maioria em bootlegs. Escolhi essa que é trilha sonora do filme "Reine Sobre Mim", pra mim a melhor versão que o Pearl Jam já fez.
Ganha até de "Hide Your Love Away" (Beatles) gravada para a trilha sonora do "I am Sam", ou da famosinha "Last Kiss"!
Sem contar que essa é a melhor música do disco Quadrophenia do The Who!

Não tem muito o que falar, Placebo tocando Smiths, ou como fazer um cover atual de uma canção anos 80! Acho que o Johnny Marr sentiu uma ponta de inveja quando ouviu os arranjos dessa versão. =P

Você pode não saber quem é Jeff Healey (R.I.P). Ele é um guitarrista canadense, cego, que desenvolveu um estilo único de tocar guitarra. Ele aparece (e faz trilha sonora) no filme "Matador de Aluguel" (Road House - 1989) tocando com sua banda dentro de uma jaula (?) naquele barzinho mequetrefe onde o personagem principal, Patrick Swayze (R.I.P.), trabalhava. (Aposto que você lembrou desse filme que o Patrick Swayse faz um segurança barra pesada e bom de briga).
A versão dele para esse clássico dos Beatles é simplesmente espetacular.

Só fui conhecer essa música do Bob Marley pela versão inspiradíssima dos Black Crowes no disco "The Southern Harmony And Musical Companion". Ouçam!

Summertime Blues é outra que tem várias versões e pouca gente sabe quem foi o compositor original. Foi um cara conteporâneo de Elvis, chamado Eddie Cochran, que gravou ela pela primeira vez em 1958. A versão dos Beach Boys é sem dúvida a mais famosa e conhecida.
Ah, o The Who também tem uma versão dessa música, um "pouco" mais pesada.

Cake é uma banda que em nada, nada mesmo, lembra o Black Sabbath! E talvez seja isso que torna esse cover tão interessante. Já imaginou um solo de trompete no meio de War Pigs sem o peso todo da guitarra de Tony Iommi? Acho que você não vai conseguir imaginar isso, só ouvindo mesmo!

Aqui foi uma decisão difícil entre "In the Pines" (o outro título conhecido dessa música) e o cover de "The Man Who Sold The World" de David Bowie, gravado também no brilhante "Unplugged MTV" do Nirvana. Sinceramente como música e versão até acho que "The Man Who Sold the World" seja melhor, porém a interpretação do Kurt Cobain nessa versão de uma canção Folk americana, que data de 1870 (aproximadamente) e ninguém sabe quem foi o compositor original, é a mais emocionante de todo o disco. A parte final quando o Kurt canta - porque por mais que pareça, ele não grita - "my girl, my girl, don't lie to me... tell me where did you sleep last night" é de arrepiar qualquer pessoa que goste verdadeiramente de rock.

E pra fechar a lista, mas não menos importante, não tinha como fugir de duas referências recorrentes ao blog: Neil Young e Radiohead! Descobri essa versão por acaso. É uma apresentação ao vivo do Radiohead no Electric Lady Studio em New York (sim, o famoso estúdio criado pelo Jimmy Hendrix), bem informal, na qual o Tom Yorke assume o piano sozinho, faz uma pausa para falar pro Johnny "não atrapalhar", e dá um show nessa versão. É possível achar outras com qualidade de áudio e imagem melhores por aí, mas essa tem um charme... algo como se você pudesse ver ele tocando sua música favorita no piano em sua casa.

sábado, 17 de julho de 2010

Mais um cover pro repertório!


Hoje é jogo rápido! Estou testando um programa novo para gravar as músicas, o Acoustica MixCraft 5, dica do Marco Aurélio. Com ele é possível também criar loops de outros instrumentos (assim que eu aprender a criar loops de bateria minha vida estará perfeita), usar midi e backtracks, equalizar, colocar efeitos, enfim, um monte de recursos que não aprendi a usar ainda.
Dois post atrás, eu postei a letra e música El Rey do Secos & Molhados e tinha pensando em fazer uma versão instrumental pra ela, nada muito diferente, mais para exercitar umas ideias! Gravei tudo com o Acoustica Mixcraft e o resultado ficou muito bom. Sem ruídos, fácil de editar, copiar, movimentar as faixas e adicionar efeitos! Espero que gostem do som! 
Bom fim de semana!


terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia do Rock e da Kiss FM!


Hoje, dia 13 de Julho, é o Dia Mundial do Rock! E também é o dia do aniversário - 09 anos - da Kiss FM, a rádio mais roqueira do Brasil!
Já tinha pensado nesse post desde que percebi que as datas coincidiam, e achei que seria uma boa homenagem para a rádio que me acompanha há tanto tempo quando estou no carro, no trabalho ou em casa.
Sempre escutei e gostei de rádio desde criança, e na época era o jeito de ouvir coisa nova e não ficar restrito aos vinis e fitas K7 que tinha em casa. Gosto da experiência do rádio, da "intimidade" entre locutor e ouvinte, de imaginar como é a pessoa que fala do outro lado e de visualizar mentalmente a história que é contada.
Lembro de uma propaganda que passava até poucos meses na Kiss que dizia: "No rádio você não vê, mas enxerga tudo". E isso é simplemente brilhante!
E aí quando me mudei para Campinas a Kiss passou fazer parte da minha vida cotidiana, e continua ainda mais presente agora que estou em São Paulo (onde o sinal é melhor). Ela me acompanha logo de manhã, quando entro no carro e escuto o Wake Up sob o comando da Vany Americo, onde escuto as notícias da manhã, quantos quilometros de congestionamento vou encarar e ainda posso acordar - sim, porque até o carro eu costumo ir dormindo - ouvindo um Black Sabbath as 7 da manhã! Segue o dia com o Rock Cine, com trilhas sonoras e dicas de cinema, onde fiquei sabendo do filme "Mais Estranho Que a Ficção" que valeu a pena ter assistido. Ainda tem a programação interativa com o Woman In Rock, Kiss.com e Kiss Yourself onde você pode montar seu programa e apresentá-lo aos sábados! (Juro que ainda vou me inscrever!)
No fim da tarde vem o meu programa favorito, o Alternativa Kiss, com dicas de shows, entrevistas, informações, notícias do mundo do rock e variedades, tudo isso com o bom humor e carisma do "titio" Marco Antonio. Chega ser engraçado mas escuto o programa a tanto tempo que é como se conhecesse o locutor, concordo ou discordo das opinões dele, dou risada com algumas "viajadas" e piadas dele. O Rodrigo Branco é outro locutor do qual gosto muito, uma verdadeira enciclopédia de rock, sabe muita coisa da história de músicas e bandas!
Foi por causa da Kiss que passei a ouvir mais The Who, Rolling Stones, Beatles (ela é a rádio que mais toca) e a conhecer e gostar muito de Black Crowes. Foi a única rádio que eu ouvi tocar Them Crooked Vultures, e é a única onde você vai ouvir Legião Urbana, Led Zeppelin e Iggy Pop e Strokes na mesma sequência. Podia falar bem mais da rádio, citar todos o locutores, programas, promoções, músicas que conheci através dela, mas vou fechar o post com um agradecimento.
Obrigado a Kiss por existir e nos dar esse presente de ter uma rádio de qualidade, que faz um trabalho tão bom e toca "a trilha sonora das nossas vidas"! 
Parabéns a todos que fazem dessa a melhor rádio que já ouvi!
Feliz Dia Internacional do Rock!
Feliz Aniversário, Kiss FM!
\o/ 


PS: O Link da rádio para maiores informações e inclusive para ouvir online está aí do lado, junto com os demais links recomendados!