quarta-feira, 13 de abril de 2011

The Unforgettable Fire

Por onde começar a falar do show do U2 de domingo, 10 de abril de 2011?
Da fila kilometrica da entrada? Tinha pensando em cornetar a organização mas vou pular essa parte. Vou começar do sinal que a noite realmente seria especial. Durante toda a espera na fila a chuva não deu tregua, porém foi entrar no estádio e poucos minutos antes do show de abertura a chuva parou e o céu abriu, era o sinal!
O Muse entrou no palco para abertura pontualmente as 19h30 e fez um belo show. Não conhecia muito do som dos caras mas gostei do que vi, muita energia e um bom repertório! Ficou de lição de casa baixar umas musicas deles para conhecer melhor.
Durante a espera pelo U2 o DJ mandou Machu Picchu dos Strokes e Lotus Flower do Radiohead que ajudaram a aquecer os motores até começar a tocar Minha Menina com Mutantes e Jorge Ben que fez todo mundo levantar. Então o telão vira uma nave espacial e das janelas você acompanha Bono, The Edge, Larry e Adam subindo ao palco até que as luzes se apagam e começa de verdade o espetáculo!
Even Better Than The Real Thing abriu a noite assim como no show anterior e na apresentação na argentina para ser seguida de um boa noite São Paulo (o primeiro de muitos por vir) e a apresentação da próxima música, o primeiro single da banda que não era tocado desde 2006, Out Of Control. Daí pra frente o show pegou fogo com uma sequência muito boa (você pode ver o setlist aqui) até que a banda para e o Bono fala que ama o brasil, que sabe que é cliche e todo mundo fala isso, mas ele fala a verdade e realmente nos ama, assim como sabe que nos amamos eles! E aí foi que tive certeza da vocação de showman dele, que vira para o público e diz que o Edge é meio cético com relação ao nosso amor, que sabe que amamos outras bandas como Muse, Radiohead, Killers e pede para que a galera demonstre para o Edge que o seu amor pelo U2 é maior! O público responde a altura e começa I Still haven't found what a I looking For com todo mundo cantando junto. Durante a música o Bono dá um tapinha nas costas do Edge como quem diz: "não disse que eles nos amavam".
Depois um momento mais intimista com apenas o Bono e o Edge no palco tocando a bela North Star que não esta em nenhum CD seguido pela explosão de Beautiful Day com direito ao Bono mandando "We are Sargent Peppers Lonely heart club band, we hope you enjoy the show, We are Sargent Peppers Lonely heart club band, we'd like to thank you once again" no final pra minha mais completa alegria!
Então segue um pequeno discurso do Bono, o Edge vai para o teclado e rola Missa Sarajevo. Aí o palco escurece completamente e quando acende você percebe que o telão se esticou e cobriu o palco todo, você não vê a banda, mas eles estão lá tocando pela primeira vez na história Zooropa na integra! Nem preciso dizer que foi a grande surpresa no setlist né? até por ser uma canção completamente lado B de um disco que também é lado B na discografia da banda, embora tenha uma jóia como Stay (farway, so close) que infelizmente não entrou no setlist.
Aí o telão encolhe um pouquinho pra que você possa ver a banda de novo e começa City of Blinding Light pra tirar a galera da inércia pós-zooropa, com o Bono cantando Singing on the Rain no finalzinho, clara homenagem a chuva paulistana.
Depois de todo mundo pular com Vertigo, o Larry sai da bateria batucando e andando pelo palco enquanto a banda faz uma versão remix (e que eu demorei pra reconhecer) de I'll go crazy if you don't go crazy tonight, e enquanto o Larry volta para as baquetas mais um pequeno discurso e imagens da Libia no telão e começa Sunday Bloody Sunday que eu sinceramente não esperava no setlist.
E logo depois vem o momento mais emocionante do show na minha opinião quando a banda toca Walk On depois de uma homenagem a ativista Aung San Suu Kyi, de Mianmar, Prêmio Nobel da Paz libertada no fim de 2010 após 20 anos presa. E na sequencia enquanto o Bono faz um discurso sobre a pobreza e quão importante é lutar contra ela, várias pessoas sobem ao palco carregando luzes que pareciam velas e as colocam ao redor do palco para criar o clima para One! Foi a parte mais bonita do show!
Aqui vou abrir um parenteses pra falar dos discursos e elogios que o Bono fez durante o show. Claro que o "nos amamos o brasil" e todos os elogios ao pais (que incluiu até o governador Geraldo Alkmin) e "o Brasil não é o pais do futuro, é o pais do agora" são cliches. E os discursos contra a pobreza, miséria, AIDS podem parecer que ele esta "fazendo média" ou sendo marketeiro, mas vendo tudo ali, ao vivo, tive a certeza que ele luta por aquelas bandeiras de coração e aproveita o seu prestígio e visibilidade para levar a mensagem em frente. E acho isso muito legal, por que em meio a tantos idolos auto-destrutivos que o rock tem, também é importante ter alguem "bonzinho" para lembrar que fazer do mundo um lugar melhor depende de todos nós.
E pra não me alongar ainda mais com o Bis 2 que foi matador, eles fecharam ao som do With or Without you (não podia faltar né?) seguido de Moment Of Surrender com o Bono pedindo para apagar as luzes do palco e só deixar as luzes da galera, que foi demais!
Sinceramente, foi o melhor show que já assisti em termos de espetáculo! Tudo é perfeito, o telão e iluminação são sem comentários, e até o cuidado de colocar legendas simultaneas para que todos pudessem entender o que ele estava falando demonstra o carinho que eles tem com a turnê e a atenção com os fãs!
Pra não falar que não faltou nada, faltou eles tocarem Breath do No Line on the Horizon que é minha música favorita desse disco, mas claro que pra tocar todas as músicas que eu gosto o show deveria ter bem mais que as duas horas de duração que teve.
De todo modo, como o Bono mesmo falou antes do último bis, domingo foi uma "unforgettable night" e por isso o título do post citando o primeiro disco da banda a ganhar o Grammy!

3 comentários:

.raphael. disse...

Fala Rodrigo! Cara, pra começar vou falar que fiquei um pouco com inveja desse setlist em relação ao show de sábado, queria ouvir Out of control e Pride ao vivo, mas enfim. O show com certeza é um espetáculo, tinha horas que eu me pegava olhando mais para o palco e para o telão que para a banda. Bono com certeza é o maior showman que há atualmente, às vezes fico meio com pé atrás com todo esse engajamento dele, mas no show tive a mesma sensação que vc teve, ele faz isso com amor. Todo mundo que o critica por isso, é só perguntar: e vc, faz o que em relação a isso? Então deixa o cara usar o poder que ele tem pra fazer tudo isso. Não foi o melhor show da minha vida, Radiohead ainda continua imbatível. Mas foi o espetáculo mais perfeito que eu já vi, uma mistura de sensações muito boa, vc sai do show como que com o dever cumprido. Walk on pra mim tb foi o momento mais emocionante, mas o final do show de sabado foi triste, pq ele homenageou as crianças da escola então todo mundo saiu do show meio cabisbaixo. É isso, é um show que vale cada centavo pago.

Abraço

Renata disse...

Revivi o show com o post!

Unknown disse...

Fala Rapha! cara... te falar que musicalmente eu ainda prefiro o show do radiohead, mas o U2 bateu na produção! =)