sexta-feira, 25 de junho de 2010

A Copa do Mundo, o Nacionalismo, a TV e a importância das coisas

Nada melhor que postar isso no dia do jogo da seleção, vamos lá:

Eu gosto muito de futebol, sou apaixonado pelo esporte, e cada 4 anos tenho 1 mês de futebol sem parar com a copa do mundo! A copa é realmente uma época especial, pessoas que não são ligadas ao esporte discutem, viram torcedores fervorosos da seleção, assistem todos os jogos, o nacionalismo fica a flor da pele. O engraçado é que não consigo torcer pela seleção da mesma forma que torço e acompanho meu time de coração. É como se a seleção fosse um bônus... as maiores emoções que senti com o futebol, sejam elas de alegria ou tristeza, foram com o meu time - exceção feita a copa de 94 - e a seleção não me comove mais. É claro que torço, gosto de ver os jogos (que se transformam numa ótima desculpa para ir para o bar numa segunda a tarde), mas não dá mesma forma que faço no resto do ano com o SPFC. Além disso tem o fato de simpatizar com outras seleções, ou porque jogam um futebol mais bonito e ofensivo, ou pela raça e mística como ocorre com a seleção do Uruguai. Aí sempre sou taxado como o "Do Contra". Mas enfim, na copa eu assisto futebol por ser amante do esporte, e não pra torcer desesperadamente pela seleção como se minha vida dependesse disso. Ela não depende.
E aí entra o Nacionalismo, é muito bonito as ruas enfeitadas, a festa, todo mundo vestindo verde e amarelo e torcendo pelo mesmo time a cada 4 anos, mas o fato de eu acreditar que a Argentina merece mais ser campeã do Mundo que o Brasil não faz de mim menos nacionalista do que quem põe uma bandeirinha na antena do carro.
Fato é que a copa muda a forma como as pessoas vêem as coisas, basta ver a repercussão do "Cala boca Galvão" que foi capa da Veja na semana que o Saramago morreu (O que, ou quem, é mais importante?) ou a briga entra o técnico da seleção e a "toda-poderosa" rede Globo. A discussão entre o Dunga e reporter da emissora fluminense virou uma cruzada do bem contra o mal, dos que não abaixam a cabeça para os poderosos, dos inconformados contra o sistema, a ponto de criarem campanhas por um dia sem Globo (#diasemglobo) como se isso fosse mudar o mundo!
Tem dois meses que vaza petróleo no golfo do México e damos mais atenção a uma picuinha entre o Dunga e a Globo do que a um dos maiores desastres ecológicos da história! De novo, o que é mais importante?
(Aposto que os executivos da BP estão comemorando a copa ter desviado o foco da notícias enquanto eles tentam limpar a bagunça que fizeram.)
Então não vamos deixar que toda a festa e comoção desviem o nosso foco do que é realmente importante, ok?

-----

Voltando a falar simplesmente do futebol e das emoções (isso é o importante no futebol) que ele causa, uma das coisas mais legais que vi até agora foi a classificação dos Estados Unidos para as oitavas-de-final! Jogo Emocionante, os Americanos tem uma boa seleção e parece que o futebol começa a virar mania de verdade por lá! O que é muito bom para o esporte como um todo. Vejam o video abaixo com as comemorações pela vitória lá nos USA:


5 comentários:

Anônimo disse...

perdeu o foco do post
cabeção
aeuheuehu

bjo mah

Amanda Paula disse...

aiai, vc consegue despertar meu lado crítico das coisas, não que eu não goste, mas meus amigos do qual eu costumava ter essa prática se afastaram (momento desabafo), mas vamos lá, concordo com tudo, mas eu acrescento (minha opinião, eu falei que vc desperta meu lado crítico), é que eu tb penso o seguinte, put* merda é só de 4 em 4 anos msm, nesse mês eu não quero saber das outras coisas, das cobranças, das cenas tristes (infelizmente, eu sei), pq eu quero ter a alegria de poder falar GANHAMOS, pq quase sempre perde-se algo, ente querido, amigos, discussão no trabalho, globo comandando... então é uma vitória, depois de tantas derrotas do capitalismo (da vida) posso falar GANHEI! E é tb o mais maravilhoso de ver o Dunga lutando contra a globo, pq tds queremos fazer isso, mas ngm faz, pq alguém tem coragem de encarar, e nós (eu) nunca fiz, precisamos de mais heróis desse jeito, ou podemos nós mesmos ser esses heróis! Enfim. Eu não me lembro da copa de 94, era um feto rs, mas há sempre uma época melhor, sabe-se disso pelas lembranças da geração X que vivem se lembrando!

Bjss me blogaa

PS: ficou bem original o marca texto amarelo

Amanda Paula disse...

Esqueci de falar (uma vez um gerente me falou que eu deveria praticar o feedback.. ele nunca me deu um feedback): excelente post!

Unknown disse...

Tks Amanda! =D

Marco Aurélio [Locomotiva Produções] disse...

Mto foda o post cara! Curti mesmo...e como você faloud a copa de 94, talvez nós tenhamos nos emocionado mais com ela pq é a primeira que assistimos lúcidos, com memória de criança...86 eu não lembro, 90 tenho alguns flashes de jogadas do Careca e eu correndo apto afora gritando gol! Talvez as copas mais recentes nós estejamos mais interessados em sentar num bar, tomar uma com a desculpa de ver o jogo do que efetivamente ver o jogo tomando uma! Mas mesmo assim, Copa é sempre Copa, e aqui em Dores - cidade pequena que só ela - todas vitórias do Brasil têm sido comemoradas como título! Mta farra, carnaval e cervejada!

Abração!