sábado, 5 de novembro de 2011

As Fortunate As Me


Esse review começa com uma provocação, chupa 1º dia!
Na sexta-feira, dia 04 de Novembro, o estádio do Morumbi recebeu 68 mil pessoas para assistir ao quarto show do Pearl Jam na capital paulista. Aquele transito básico da sexta-feira para chegar ao estádio, mas felizmente consegui um bom lugar na pista para assistir ao show, que começa com 30 minutos de atraso, pra alívio de quem chegou de última hora.
A luzes se apagam e já começa com 'Go', uma porrada do disco que completa 20 anos junto com a banda, Ten, e que não deixa ninguém parado, seguida por 'Do The Evolution', do 'Vitalogy', para dizer a platéia "estamos aqui com 20 anos de estrada e força total!".
'Severed Hand', do disco Pearl Jam (2006), dá um tempo para a parte do público que não conhece os discos mais recentes respirar, quando a balada-rock 'Hail Hail' (No Code) faz uma homenagem aos apaixonados e me faz já estar apaixonado pelo show na quarta música!
Começa 'Got Some' do mais recente trabalho, 'Backspacer', sem muita repercussão aqui no Brasil e que deixa boa parte da platéia assistindo tranquilamante o show, recuperando o folêgo para a primeira grande comoção no estádio, e o título mais longo da história do Pearl Jam, 'Eldery Woman Behind The Counter In A Small Town', do segundo disco Vs. Aquele momento de celulares e cameras acesas e todo mundo cantando junto, fazendo o coro no final, simplesmente lindo! Vem 'Given To Fly'(Yield, 1998), outro sucesso que emociona a todos! A esse altura o Eddie já havia distribuído vários obrigados e arriscado algumas poucas palavras em português, sempre muito simpático com o público.
Outra canção de Backspacer é apresentada, 'Gonna See My Friend', o que mostra que setlist teve um bom equilíbrio entre músicas mais novas e grandes sucessos da carreira. Quando eles tocam 'Wishlist' (Yield), uma das minhas músicas favoritas do Pearl Jam como contei aqui, o show deles é novamente o melhor e eu não tenho mais palavras para dizer o quanto estou feliz por fazer parte daquilo, enquanto todo mundo faz um coro "ôÔôô" no final da música. 'Among the Waves' (também do Backspacer) e 'Setting Forth', do disco solo do Eddie Vedder 'Into The Wild' são tocadas na seqüência, seguidas por 'Not For You', do disco Vitalogy, e 'Even Flow', sucesso do Ten, que leva todo mundo ao delírio, tamanha a energia e a entrega da banda no palco ao executar esse sucesso de 20 anos. 'Unthought Known' e 'The Fixer', do mais recente disco BackSpacer, são tocadas. E em seguida vem duas músicas do início de carreira para fechar a primeira parte do show, são elas 'Once' e 'Black' com um coro no final  criando um daqueles momentos que deviam durar para sempre.

Vem a pausa para o primeiro bis. A banda já tem o público na mão quando o Eddie volta ao palco agradecendo novamente e toca 'Just Breathe' (Backspacer), que está entre as músicas mais bonitas já compostas por ele.  Quando a música acaba, Vedder conta que a próxima canção o faz  lembrar de São Paulo, por que foi durante a primeira passagem deles por aqui que o guitarrista Mike McCready mostrou a música a ele ainda no quarto do hotel. Eles executam 'Inside Job', canção que fecha o disco Pearl Jam (2006) com um show de iluminação deixando o estádio do Morumbi ainda mais bonito naquela noite. 'State Of Love And Trust', que nunca foi lançada em nenhum disco de estúdio, e o single recém lançado apenas pela internet, Olé, agitam o público para outro ponto alto do show começar, quando eles tocam mais duas canções do Ten fechando o primeiro bis, 'Why Go' e o mega-hit 'Jeremy'!
Em algum momento aqui, Vedder se desculpa pelo seu português, pede permissão para falar inglês, agradece a banda de abertura X, agradece ao público por respeita-los e ouvi-los e conta uma história de quando ele falsificou um ID para ir a um show da Banda X e segurou a cerveja do vocalista durante o show.
Na volta para a parte final eles tocam a balada-cover-fofinha 'Last Kiss' e o clássico 'Better Man' (Vitalogy), com coro da platéia no final, mais um daqueles momentos que ficarão eternizados na memória de quem estave lá.  Também do disco Vitalogy vem o lado-B 'Spin The Black Circle', que nos meus devaneios antes do show  pensei como seria legal se a banda a tocasse, e eles tocaram para minha mais completa felicidade. Na sequência tocam 'Alive', o hino da banda executada religiosamente em todos os shows! Eu já esperava pelo agradecimento final quando o Mike começa um riff marcante de guitarra, o Eddie aparece com dois pandeiros e eu grito a plenos pulmões, The Who!!! e a banda toca o cover de 'Baba O'Riley'. Para fechar, um sucesso que não está em nenhum disco, 'Yellow LedBetter', que o Mike compôs inspirada por "Little Wing'  do Hendrix e é sempre tocada pela banda e adorada pelos fãs!
Eles se despedem, sempre muito carinhosos com o público, verdadeiramente felizes pela apresentação ter sido tão incrível. Sem dúvida uma das melhores da banda em solo tupiniquim e nós vamos embora, torcendo para que eles não demorem mais 6 anos para voltar ao Brasil. E eu estou feliz por ser, como diz o verso de Wishlist, "as fortunate as me".

O setlist completo do show pode ser visto aqui!

Nenhum comentário: