domingo, 15 de agosto de 2010

A Todo Volume!

Semana passada fiz o post e a música inspirado por ter assistido It Might Get Loud então é hora de falar um pouco dele!
Começa com o Jack White em uma fazenda montando uma "guitarra" com coisas velhas e dizendo: "quem disse que você precisar comprar uma guitarra?". Bem, é claro que a menos que você tenha o dom de construir coisas e instrumentos, você precisa sim comprar uma guitarra para tocar! 
Mas a mensagem principal está na atitude para tocar, e isso você não compra, ou você tem ou não tem!
O filme gira mais em torno da figura do Jack White, que nem é tão canastrão como eu pensava (sim, eu não gosto muito de white stripes), e se mostrou um cara bem interessante. Conhece muito de música, blues, e guitarras. Realmente tira um som muito bom e a idiea dele de criar um som minimalista, de buscar as origens que os bluesmans criaram fez com eu me identificasse bastante com ele.
E complementando toda a história em torno de White, entram dois dos guitarristas que eu mais ouvi até hoje. Primeiro o senhor Jimmy Page, um dos Deuses da Guitarra, o cara que criou alguns dos riffs e melodias mais marcantes da história do rock, e que me surpreendeu muito por sua humildade. A postura dele, sua relação com a guitarra, a conversa e a curiosidade em relação aos outros dois guitarristas, de sabe como eles criavam, as guitarras e efeitos que usavam, querendo mesmo aprender mais sobre eles é marcante no filme.
E fechando o circulo, The Edge, o cara por trás das som da maior banda da atualidade (Pode brigar comigo, mas U2 é a maior banda do mundo hoje em dia)! Com seu estilo peculiar, o foco em equipamentos e efeitos (Page se refere a ele como um arquiteto sonoro). Talvez ele seja o menos tecnico dos três, mas as texturas que cria, seus talento para riffs e melodias simples e marcantes com certeza o coloca entre os mais significativos guitarristas atuais.
E aí está o que deixa o documentário tão rico ao juntar três caras tão diferentes, de épocas e estilos diferentes, para contar histórias de como começaram, de como gravavam, do que ouviam e os influênciou, recheando tudo com videos de apresentações ao vivo, visitas a locais de gravações e apresentações!
Uma das minhas passagens favoritas é quando Page vai ao local onde foi gravado o Led Zeppelin IV, é sem palavras, você tem que ver! A outra é quando ele toca o riff de "Whole Lotta Love" e o Edge e White ficam olhando pra ele com os olhos brilhando, pensando: "Eu to vendo o cara que fez o riff tocar ele aqui, pra mim!"
It Might Get loud é uma grande viagem pelo mundo da guitarra e pela história de três grandes guitarristas e compositores! Eu achei que podia ter mais Jams entre os 3 (existem 4 no total), na verdade eu esperava mais uma jam e um bate-papo do que um documentário, mas mesmo assim ele superou minhas expectativas!
Espero que supere as suas também!

Um comentário:

ROQUE RASCUNHO disse...

Já baixando aqui, cara! Resenha fueda! E a letra do post anterior ficou foda tb! Manda ver! ABs