terça-feira, 20 de abril de 2010

Mais fácil ou mais difícil? Ou vc só não estava pronto ainda?


Bem agora estou escutando disco "A Night At The Opera" (1975) do Queen na íntegra, da primeira a última faixa e uma coisa me veio a cabeça.
Enquanto sou "bombardeado" - no bom sentido - pelos arranjos grandiosos e bem trabalhados, os vocais geniais, a guitarra perfeita e todas as qualidades que fazem desse talvez a maior obra-prima do Queen, me lembrei que muitos anos atrás, quando era bem mais novo esse CD caiu na minha mão por intermédio de um amigo.
Naquela época eu tinha a mania boba de ouvir uns 30 segundos de cada faixa e ir pulando, como se não tivesse tempo para apreciar o disco. Claro que tempo não me faltava naqueles dias, embora a ansiedade e pressa que são parte da minha personalidade fossem um pouco mais acentuadas. Fato é que essa mania fez com que não escutasse o disco com a devida atenção e eu não gostei dele. (Eu melhorei muito meu gosto musical desde então!)
Lembrar disso hoje me fez pensar sobre os discos fáceis e difíceis de gostar. Sabe aquele CD que você escuta pela primeira vez e depois de só 3 faixas você já adora ele? Então... esses são os fáceis.
Tem também aquele que você escuta inteiro e termina com uma interrogação na cabeça... aí pra não dar o braço a torcer você escuta ele 2, 3, várias vezes e um dia se dá conta que é um dos melhores que você já ouviu? Esses são os difíceis.
Mas será que existem mesmo discos difíceis de se gostar, de curtir, ou você apenas não estava pronto para o que ia ouvir? Ou não estava no clima?
Fiquei me perguntando isso agora enquanto ouço e curto muito "A Night At The Opera"... Será que quando eu ouvi ele pela primeira vez estava pronto para a obra? O que era difícil pra mim antes ficou fácil? 

Em tempo, o A Night At the Opera faz parte da lista dos 1001 discos para ouvir antes de morrer!

Nenhum comentário: