sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pono, formato de música digital idealizado por Neil Young, será lançado em 2014

pono
Nos últimos anos, além da reunião da Crazy Horse e do seu projeto de carro elétrico e sustentável, o Lincoln Volt, Neil Young esteve envolvido em outro importante projeto relacionado a qualidade da música digital.
Segundo o músico canadense conta em sua autobiografia, a qualidade da música digital atual, dos formatos MP3 especialmente, não preservam 10% da qualidade original de uma gravação em estúdio. E isso seria uma das causas do declínio da indústria e do interesse das pessoas pela música de qualidade. Neil Young também vê esse projeto como uma forma de colaborar pela melhoria da música como um todo, para que isso traga mais alegria e faça com que as pessoas sintam a música como antigamente. Hippie Dream como na capa da autobiografia.
Então para recuperar a qualidade da música, e com ela todo o calor e sentimento que os artistas querem passar quando estão gravando, Neil Young idealizou o Pono. O formato promete entregar a música em uma qualidade "aprovada pelo artista", equivalente a das fitas masters de estúdio, de forma prática e rápida como já acontece hoje, porém sem a compressão e perda de qualidade dos formatos atuais.
Hoje, na página oficial da Pono no Facebook, Neil Young revelou que o projeto finalmente chegará ao mercado no próximo ano, em nota que reproduzo logo abaixo:
Para todos que amam a música -
Estou muito feliz em trazer algumas boas noticias. Todos nós do time PONO estivemos focados em ter tudo pronto para lançar a Pono no começo de 2014.
O jeito mais simples de descreve o que nós realizamos é que nós liberamos a música dos artistas de um arquivo digital e restauramos isso a sua qualidade artística original - como ela era no estúdio. Então ela tem um poder primitivo.
Ouvir Pono pela primeira vez é como aquela primeira visão da luz do sol quando você sai de um cinema em um dia ensolarado. Demora uns segundos para se ajustar. E então você entra na brilhante realidade, uma maravilhosamente detalhada realidade.
Essa música move você. Então você pode senti-la. E por isso que tantos músicos estão apoiando a PonoMusic - é importante trabalhar pela honra de sua arte. Essa é a forma como eles querem que você escute a música deles.
Pono começa na fonte: nós temos acesso as fitas masters de estúdio aprovadas pelos artista. Então nós trabalhamos com nossos brilhantes parceiros na Meridian para liberar toda a riqueza da música para vocês. Não há nada como ouvir esta música - e nós estivemos trabalhando duro para fazer essa experiencia disponível para todos os amantes da música, o mais rápido possível.
Nossa missão é também fazer a PONO tão acessível quanto qualquer música que você ouça ou compre hoje. Então nós estaremos lançando tanto o PONO portable player - uma versão atualizada daquele modelo que eu mostrei no programa do David Letterman - e uma biblioteca online, com toda a sua música favorita disponível na qualidade PonoMusic. Tudo que você precisa para sentir a música novamente.
Fiquem ligados para mais atualizações. E estejam certos de nos seguir no Facebook e Twitter para as últimas novidades. Esperamos que todos experimentes a Pono quando estiver à sua disposição, e que isso leve você à alma da música.
Yours, for PonoMusic –
Neil Young
Animador, não? Eu particularmente estou muito curioso para ouvir o resultado e qualidade que a PonoMusic promete.
Segundo o Consequence Of Sound informa, a Pono já tem acordo com Warner Music Group para remasterizar todo o catálogo para a qualidade PonoMusic, com negociações com a Sony Music e Universal Music em andamento. Se os acordos se confirmarem até o lançamento, a biblioteca online terá um conteúdo muito grande.
Uma coisa interessante que o Neil contava na biografia era o medo que as pessoas com quem ele conversava sobre a Pono demonstravam da Apple, e como ela reagiria, já que o iTunes tem grade fatia do mercado de música digital atual. Vamos ver como a gigante dos devices vai reagir ao novo player portátil e ao novo formato.
Assim que tivermos mais novidades, manteremos vocês informados. Por enquanto, assistam a entrevisa do Neil Young para o David Letterman:

Nenhum comentário: