quarta-feira, 12 de maio de 2010

A grande chance

Meio-ambiente, econômia, sociedade, crise mundial, sustentabilidade, o modo como vivemos, o fim do mundo em 2012. Acredito que tudo isso está ligado e são temas que penso com bastante frequência atualmente. Tudo bem que o fim do mundo em 2012 não me preocupa, não acredito no apocalipse, mas sim em uma mudança na forma em que vivemos hoje.
Mudança tem sido um tema recorrente aqui no blog e cada vez me parece mais urgente. Vemos empresas e governantes falando de sustentabilidade, de investir nas pessoas e no meio-ambiente, de "ser verde". Vejo propagandas e campanhas muito bem feitas, bonitas, mas não vejo tantas ações nesse sentido. Não que as ações não existam, mas será que elas estão na direção certa?
Será que a mesma empresa que prega a IT verde não vê que possibilitando que seus funcionários trabalhem de casa estará colaborando pra redução na emissão de carbono, na melhoria da condição de vida não se de seus funcionários mas de toda a sociedade na qual está inserida? 
Digo isso porque do lado de dentro, muitas vezes a empresa continua com a mentalidade atrasada, embora do lado de fora queira parecer "moderninha".
Muitos estão preocupados apenas em ter sua marca relacionada a um "assunto da moda" ou a uma "coisa boa" para alavancar os negócios, e não em realmente melhorar as coisas.
Estamos diante de um momento em que as coisas precisam mudar pra melhor! E cabe a todos ajudar, mas principalmente aqueles que tem o poder de influênciar, de guiar o rumo do barco.
Essa é a grande chance - e aí entra o simbolismo do fim do mundo em 2012 - que a humanidade tem. Quem assistiu o remake de "O dia em que a terra parou" deve se lembrar de uma passagem em que o Professor Barnhardt pede ao Klaatu que não tire a chance da humanidade evoluir e salvar a Terra.
Então hoje recebi do meu amigo Flaveus um video que aborda justamente isso, a grande chance de entrarmos em uma "Era Dourada" totalmente sustentável e globalizada ou simplesmente cair diante de outra crise. O video faz parte de uma campanha da Ericsson (Pode pensar sobre o que falei das empresas e campanhas agora) chamada 2020 - Shaping Ideas no qual a Prof. Carlota Perez (University of Tallin) fala de como a econômia depende dos avanços tecnologicos, da sustentabilidade e da oportunidade de mudança que temos a nossa frente.
O video é todo em inglês e sem legendas, mas se você puder veja!


Eu realmente acredito no que é apresentado e de que essa é a nossa chance. 
Depende de todos nós aproveitar.

------------------

Nenhum comentário: