segunda-feira, 8 de março de 2010

Politicamente Incorreto!

Já tem uns dias que estava pensando nesse post. Pra falar a verdade já tinha até começado ele mentalmente no fim de semana mas não parei pra escrever.
Começou quando o Danilo Gentili escreveu um post genial no seu blog sobre o humor no Brasil e como as celebridades reagem quando se faz piada com elas aqui. O texto ainda está no blog dele e vale a pena ser lido: http://danilogentili.zip.net/
Como ele diz, aqui as pessoas (principalmente celebridades) tem dificuldade de aceitar uma piada com seus "defeitos ou erros".
Basicamente o que pensei é como tudo parece que tem que ser "politicamente correto" no Brasil, como se não fosse da nossa cultura fazer piada e tirar sarro da desgraça alheia ou própria. (Já diria o José Simão: O Brasil é o país da piada pronta!)
Não se pode fazer piada com gay por que é homofobia. Não faz piada com negro por que é racismo. Não faz piada com politicio por que é ano de eleição. Não faz piada de boto por que está ameaçado de extinção. E por aí vai...
E aí vem o CONAR e censura a propaganda da Devassa com a Paris Hilton por considera-la "sensual demais"?!?!? WTF???
E a propaganda da Brahma relacionando cerveja e futebol? Brahmeiros e Guerreiros?
E a da Vivo na qual a garotinha fica feliz da vida ao ganhar um celular do pai recém divorciado como se isso fosse suficiente para acabar com sua ausência? (como bem falou minha irmã, nada mais fútil e materialista)
E ae CONAR?? também não acha essas propagandas imorais?? Já que é pra ser politicamente correto a regra tem que valer para todos, ou não?
Acho estranho mesmo esse tipo de coisa, mas eis que enquanto alguns se curvam ao politicamente correto, vejo dois fatos que vão na direção oposta.
O primeiro foi a capa da playboy da Tessália - a BBB que protagonizou a primeira laranjada em rede nacional de televisão - que brinca justamente com o "acontecimento do BBB" de forma descontraída. Gostei mesmo da capa, foi uma grande sacada e a Tessália tem meritos por ter entrado na brincadeira de forma inteligente. Se fossem outras "celebridades", aposto que não teriam essa coragem ou não saberiam "entrar na brincadeira".
O segundo e mais recente foi o mais novo fenômeno de todos os tempos da última semana no twitter, o "Porra, Mauricio!". Um blog completamente politicamento incorreto que brinca com a obra do Mauricio de Sousa tirando completamente de contexto as tirinhas da Turma da Mônica.
Bem... e aí eu me pergunto, "aonde eu quero chegar com esse texto?" E percebo que tenho que melhorar minha redação! hehehe
Me lembrei... sabe qual foi a reação do Mauricio de Sousa sobre o "Porra, Mauricio!"?? Ele disse que "ficou curioso"! Imagina se fosse alguma pseudo-celebridade que tivesse um site do tipo? Se fosse um: Porra, Preta Gil! A mulher ia ter um piti! ehehehe
Não entendo por que algumas pessoas tem dificuldade em lidar com as brincadeiras, quando se é uma pessoa pública você esta sujeito a isso o tempo todo e tem que ter maturidade para conviver com isso. Acho que o fato de termos muitas pessoas que não sabem lidar com isso, fazem com que os outros fiquem pisando em ovos, e aí caímos no mundo do politicamente correto que é um tédio! As coisas são mais divertidas sendo incorretas!
Quem me conhece sabe que meu senso do humor costuma ser bem ácido, sou do tipo que perde o amigo mas não perde a piada, e acho que temos mais é que rir das situações de nossas vidas por que chorar não vai melhorar nada! Já uma boa gargalhada...!

PS: Atualizando sobre o Porra, Mauricio! Reportagem do jornal "O Globo" com opinião do Mauricio de Sousa sobre o blog: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/03/08/mauricio-de-sousa-elogia-blog-que-ironiza-personagens-da-turma-da-monica-916014893.asp

2 comentários:

Marco Aurelio disse...

EXCELENTE" MATOU A PAU!

Amanda Paula disse...

Mt legal o seu blog. Concordo tb que as celebridades e até msm nós não aceitamos brincadeiras com nossos defeitos, apesar deu não ligar mt, mas já presenciei pessoas altamente nervosas/alteradas com esse tipo de brincadeira, mas acho que tb essa história tem vários lados, como por exemplo, a minha liberdade termina qd começa a sua, ainda acho essa frase mt interessante e filosoficamente marcante =p
Bjss