segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dia Mundial do Rock!

Hoje é dia Mundial do Rock! E isso merece um post!

Pra isso resolvir escrever um post que to enrolando a um tempo já... é sobre a música do Neil Young chamada "Just singing a song won't change the world".
Ela surgiu depois de uma pergunta para o Neil Young numa coletiva de imprensa, em que perguntaram para ele: "A música ainda pode salvar o mundo?" E ele respondeu (resumidamente) que o tempo que a música podia mudar o mundo passou. O mundo é um lugar diferente agora, estamos na era da Inovação. É hora da ciência, física e espiritualidade salvarem o mundo.
Ele ainda disse algo interessante, como hoje em dia é preciso encontrar o que move as pessoas, seu combustivel. Isso é o que importa, e ele esta tentando achar essa resposta.
Segue a letra:

Just Singing A Song Won't Change The World

You can play my guitar
See it where it'll go
Send this song to a distant star
While the rhythm explodes
Just singing a song won't change the world

You can drive my car
Feel how it rolls
Feel a new energy
As it quietly rolls
Just singing a song won't change the world

Just singing a song won't change the world
Just singing a song won't change the world

You can sing about change
Well, you're making your own
You can be what you're trying to say
On a big wheel road
Just singing a song won' change the world

You could play my guitar
Go where it goes
Send this song to a distant star
While the rhythm explodes
Just singing the song won't change the world

Agora que já montei o cenário, posso expor o que penso.
É de certa forma estranho você ouvir um cara como o Neil Young, que teve tanta influência na história do Rock, que cantou músicas com intuito de mudar o mundo, acabar com a guerra do Vietnã, falar isso agora. Pode parecer que ele desistiu... ou perdeu o velho espirito transgressor do Rock'n'Roll!
Não acho que seja isso, os tempos realmente mudaram (estão sempre mudando) e ele também mudou, envelheceu (ou amadureceu, soa melhor né?), e com isso a visão do mundo muda também.
Como diria o Raul, eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo!

Na verdade não acredito muito em mudanças em larga escala... tipo acontece alguma coisa, e tudo muda. (Exceto desastres naturais)
Ai você pode vir e me falar, mas e as guerras e as revoluções, elas mudam as coisas em larga escala, mudam um país todo!
Sim... mas elas não começam do dia pra noite.
Acredito em mudanças pequenas, interiores. Por exemplo, você muda sua forma de pensar sobre um assunto, e expõe isso a sua família, amigos, pessoas próximas a você. Essas pessoas podem concordar, discordar, mas essa sua mudança chega as pessoas. E se você muda quem esta ao seu redor, sua comunidade, você muda de certa forma o seu mundo!
É tipo o principio da corrente do bem. (Já viram o filme né?)
As revoluções começam assim, as guerras também. Ou vocês acham que Che simplemente acordou de manhã na sua casa na Argentina e falou: Vou pra Cuba fazer a revolução?
As pessoas mudam elas mesmas, depois mudam outras, e chega um ponto em que essa mudança culmina em alguma coisa grande!

Consigo observar esse comportamento de mudança entre meus amigos no caso da politica por exemplo. Sempre existiu a reclamação de que brasileiro vota mal, mas eu vejo que isso esta mudando. Conversando com meus amigos sobre o tema, consigo perceber que as pessoas se informam mais, trocam mais ideias, e isso melhora a qualidade da escolha na hora de ir a urna. Mas tudo isso passa por uma mudança em cada um, que por sua vez influência outros, e vai mudando tudo.

E ae, apenas uma canção pode mudar o mundo? Sim!
Estamos falando de Rock'n'Roll! A música que vai salvar o mundo!
Se um carinha no seu quarto ouve uma música, e aquela letra faz com que ele tenha uma "luz", pronto, esta feita a mudança. Só cabe a ele levar ela adiante, extender para seus amigos, família, comunidade!
Agora se a pessoa se acomoda, bem, ai não existe música que faça milagres né!

Feliz Dia Mundial do Rock para todos!
Ouçam muita música, reflitam, escutem e entendam as letras, quem sabe elas não ajudem a mudar (pra melhor) alguma coisa em você!

Um comentário:

aureliomasr disse...

Matou a pau!!!